data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (arquivo/ Diário)
Depois de uma reunião na terça-feira, o Gabinete de Crise do Estado definiu manutenção dos Alertas para todas as regiões do Sistema 3As de Monitoramento. É o quinto alerta consecutivo dado pelo Estado que, semanalmente, analisa os dados de casos confirmados, internações e óbitos por Covid-19.
Nos últimos 15 dias, foi observado um declínio na velocidade do avanço da doença nas diversas regiões do Estado, porém os patamares seguem altos, podendo retomar uma trajetória de crescimento. Considerando a probabilidade de aumento de circulação de pessoas por conta do Carnaval e o retorno às aulas, a tendência atual de queda lenta pode ser afetada.
Linha de ônibus direto para o litoral encerra nesta sexta-feira
Atualmente 74,9% dos gaúchos estão com o calendário de vacinação em dia. Da população adulta, somente 39,5% receberam a dose de reforço. Com apenas uma dose, constam 84,6% de imunizados. Na última semana, a média móvel de casos confirmados apresentou redução de 12%, com incidência semanal de 688 casos por 100 mil habitantes. O número de internados com confirmação e suspeita de coronavírus reduziu em 244 pacientes. Desses, 162 em leitos clínicos e 82 em leitos de UTI. Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs no Rio Grande do Sul é de 60,9%.
Em relação aos óbitos, 337 pessoas foram vítimas da doença, com média de 48,1 óbitos por dia, o que representa uma redução de 16%, comparando com a semana anterior.
SITUAÇÃO EM SANTA MARIA
Segundo o portal de leitos do governo do Estado, dos 114 leitos de UTI disponíveis em Santa Maria, 76 estão ocupados. Desses, 22 são pacientes Covid, o que representa 28.9% da ocupação dos leitos.